Olá pessoal.
Textos selecionados para a disciplina de filosofia
TEXTOS DE FILOSOFIA
Imprima o texto de teu interesse.
A Paz Perpétua – Kant – trechos – https://lucianoekaminski.wordpress.com/?attachment_id=182
Projeto folhas: O homem: ser para a morte.
COLEÇÃO TRADUZINDO:
http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1248
A FUNÇÃO DO DOGMA NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (THOMAS KHUN)
TRÊS DIÁLOGOS ENTRE HYLAS E PHILONOUS (GEORGE BERKELEY)
DIÁLOGOS SOBRE A METAFÍSICA E A RELIGIÃO (NICOLAS MALEBRANCHE)
Mito da neutralidade científica: https://lucianoekaminski.wordpress.com/?attachment_id=177
COMPILAÇÃO FILOSOFIA DO DIREITO – https://lucianoekaminski.wordpress.com/?attachment_id=174
AMIZADE EM NIETZSCHE: https://lucianoekaminski.wordpress.com/?attachment_id=172
Livro didático público de Filosofia: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/filosofia.pdf
Ética para meu filho: https://lucianoekaminski.wordpress.com/?attachment_id=170
APARÊNCIA E REALIDADE (RUSSELL): https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/aparencia.doc
CUIDADOS NA PESQUISA: https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/cuidados-na-pesquisa.doc
BERKELEY (TRES DIÁLOGOS): https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/berkeley-traduc3a7ao-versao-final.doc
O QUE É FILOSOFIA (GRAÇA ARANHA): https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/o-que-e-filosofia.docx
AS VERDADEIRAS CAUSAS (PLATÃO): https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/as-verdadeiras-causas-platao.doc
FILOSOFIA, O QUE É ISTO? (HEIDEGGER): https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/o-que-c3a9-isto-filosofia.doc
A FILOSOFIA NO MUNDO (JASPERS): https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/a-filosofia-no-mundo.doc
AMIZADE E NAMORO: https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/amizade-e-namoro-corpo.doc
SURGIMENTO DA FILOSOFIA: https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/surgimento-da-filosofia-convite.doc
O VALOR DA FILOSOFIA (RUSSELL): https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/russell-b-o-valor-da-filosofia-e.doc
O QUE É UM CONCEITO (DELEUZE): https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/o-que-um-conceito.doc
A DEFESA DE SÓCRATES: https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/defesa-de-socrates.doc
ALEGORIA DA CAVERNA: https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/alegcaverna.pdf
A IGNORÂNCIA DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/a-ignorancia-e-socied-do-conhecimento.doc
DÚVIDAS FILOSÓFICAS (RUSSELL): https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/duvidas-filosoficas-russell.pdf
VIRILLO ENTREVISTA (VELOCIDADE E TECNOLOGIA) https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/08/entrevista-virillo.doc
O PAPEL DA ARTE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/08/arte-contemporanea.docx
Slides da apresentação (percepção estética) https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/12/percepestetica.pptx
Folha sobre a Teoria Crítica e música: https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/12/folha-estetica-5-teoria-critica-vs2.doc
Link para o vídeo da análise de Tom Zé sobre a “Atoladinha” http://www.youtube.com/watch?v=hubD31XaHqU
Meu nome é Fabiana
preciso que me ajude a colocar no papel as 3 citações ,
“É preciso repensar o tempo de aula, a abrangência do conteúdo e os métodos de avaliação.”
Muito obrigada
O consenso entre os pesquisadores da área é que, diferentemente de outras matérias, a filosofia não pode ser ensinada por meio da simples transferência de conhecimento para os alunos. “Professor e estudante são, simultaneamente, sujeito e objeto da disciplina”, definiu o filósofo Luciano Kaminski, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor do ensino médio em Curitiba.
Para ele, o modelo engessado da educação básica no Brasil é outro entrave para a evolução do ensino de filosofia. “É preciso repensar o tempo de aula, a abrangência do conteúdo e os métodos de avaliação.”