Filosofia

Olá pessoal.

Textos selecionados para a disciplina de filosofia

TEXTOS DE FILOSOFIA

Imprima o texto de teu interesse.

 

A Paz Perpétua – Kant – trechos –  https://lucianoekaminski.wordpress.com/?attachment_id=182

Projeto folhas: O homem: ser para a morte.

http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/folhas/frm_detalharFolhas.php?codInscr=24&PHPSESSID=2013100320364452

COLEÇÃO TRADUZINDO:

http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1248

A FUNÇÃO DO DOGMA NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (THOMAS KHUN)

http://goo.gl/suIX3Z

TRÊS DIÁLOGOS ENTRE HYLAS E PHILONOUS (GEORGE BERKELEY)

http://goo.gl/2iNdkJ

DIÁLOGOS SOBRE A METAFÍSICA E A RELIGIÃO (NICOLAS MALEBRANCHE)

http://goo.gl/8U8JMJ

Mito da neutralidade científica:   https://lucianoekaminski.wordpress.com/?attachment_id=177

COMPILAÇÃO FILOSOFIA DO DIREITO –  https://lucianoekaminski.wordpress.com/?attachment_id=174

AMIZADE EM NIETZSCHE: https://lucianoekaminski.wordpress.com/?attachment_id=172

Livro didático público de Filosofia: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/filosofia.pdf

Ética para meu filho: https://lucianoekaminski.wordpress.com/?attachment_id=170

APARÊNCIA E REALIDADE (RUSSELL): https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/aparencia.doc

CUIDADOS NA PESQUISA: https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/cuidados-na-pesquisa.doc

BERKELEY (TRES DIÁLOGOS): https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/berkeley-traduc3a7ao-versao-final.doc

O QUE É FILOSOFIA (GRAÇA ARANHA): https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/o-que-e-filosofia.docx

AS VERDADEIRAS CAUSAS (PLATÃO): https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/as-verdadeiras-causas-platao.doc

FILOSOFIA, O QUE É ISTO? (HEIDEGGER): https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/o-que-c3a9-isto-filosofia.doc

A FILOSOFIA NO MUNDO (JASPERS): https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/a-filosofia-no-mundo.doc

AMIZADE E NAMORO: https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/amizade-e-namoro-corpo.doc

SURGIMENTO DA FILOSOFIA: https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/surgimento-da-filosofia-convite.doc

O VALOR DA FILOSOFIA (RUSSELL): https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/russell-b-o-valor-da-filosofia-e.doc

O QUE É UM CONCEITO (DELEUZE): https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/o-que-um-conceito.doc

A DEFESA DE SÓCRATES: https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/defesa-de-socrates.doc

ALEGORIA DA CAVERNA: https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/alegcaverna.pdf

A IGNORÂNCIA DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/a-ignorancia-e-socied-do-conhecimento.doc

DÚVIDAS FILOSÓFICAS (RUSSELL): https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/02/duvidas-filosoficas-russell.pdf

VIRILLO ENTREVISTA (VELOCIDADE E TECNOLOGIA) https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/08/entrevista-virillo.doc

O PAPEL DA ARTE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/08/arte-contemporanea.docx

Slides da apresentação (percepção estética)  https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/12/percepestetica.pptx

Folha sobre a Teoria Crítica e música:  https://lucianoekaminski.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/12/folha-estetica-5-teoria-critica-vs2.doc

Link para o vídeo da análise de Tom Zé sobre a “Atoladinha” http://www.youtube.com/watch?v=hubD31XaHqU

Um comentário em “Filosofia”

  1. Meu nome é Fabiana
    preciso que me ajude a colocar no papel as 3 citações ,

    “É preciso repensar o tempo de aula, a abrangência do conteúdo e os métodos de avaliação.”

    Muito obrigada

    O consenso entre os pesquisadores da área é que, diferentemente de outras matérias, a filosofia não pode ser ensinada por meio da simples transferência de conhecimento para os alunos. “Professor e estudante são, simultaneamente, sujeito e objeto da disciplina”, definiu o filósofo Luciano Kaminski, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor do ensino médio em Curitiba.

    Para ele, o modelo engessado da educação básica no Brasil é outro entrave para a evolução do ensino de filosofia. “É preciso repensar o tempo de aula, a abrangência do conteúdo e os métodos de avaliação.”

Deixe um comentário